Dia do Psicólogo - 27 de Agosto.

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Depressão “Um Conceito Pouco Esclarecido”


Depressão é uma doença que pode atingir todas as faixas etárias: crianças, jovens, adultos e idosos, sendo muito mais freqüente nas mulheres do que em homens.

Basicamente, ela se caracteriza por afetar o estado de humor da pessoa, deixando-a com predomínio anormal de tristeza. Em crianças e idosos, a doença tem características particulares, sendo a sua ocorrência em ambos os grupos também muito freqüentes.

As causas da depressão são múltiplas, de maneira que somadas podem iniciar a doença.
Deve-se a fatores genéticos e neurológicos (deficiência na sintetização de serotonina que é um neurotransmissor cerebral), que somados a fatores ambientais, sociais e principalmente psicológicos (que codificam e sintetizam os demais fatores).

Na depressão a intensidade do sofrimento é intensa, durando a maior parte do dia, sendo que a pessoa muitas vezes não sabe por que está assim, sentindo-se confusa e infeliz.
O tratamento psicológico e médico se faz necessário, sempre relacionado ao estágio e intensidade do nível em que se encontra.

Frequentemente, o indivíduo sente-se triste, desanimado e infeliz (apatia ou nervosismo).
“Entretanto muitas pessoas negam a” existência de tais sentimentos que podem se manifestar de outras maneiras como pânico ataques de ira ou de choro, tentativas constantes de culpar os outros, ou ainda com inúmeras dores pelo corpo, sem causas médicas que as justifiquem. Pode ocorrer também perda de interesse por atividades que lhe davam prazer como encontros sociais, prática de esportes e mesmo recreação e passatempos.

Geralmente o sono e a alimentação são afetados, diminuição ou aumento do apetite com ganho ou perda de peso. Em relação ao sono, pode ocorrer insônia, ou acordar e não voltar mais a dormir.
A depressão ainda, pode afetar o dia-a-dia da pessoa pelo desanimo e tristeza ao acordar, tornando os afazeres e obrigações penosas ou até impraticáveis. Muitas vezes a pessoa procura o isolamento, negando ou dificultando qualquer tipo de ajuda profissional da área.
De qualquer forma, depressões leves ou mais graves necessitam de tratamento psicológico e médico (antidepressivos). È importante salientar que o acompanhamento psicológico é que fornecerá ao médico informações relevantes para a medicação.

O intuito deste artigo é desmistificar o conceito de depressão, muitas vezes interpretada como tristeza, chantagem, etc...
È importante ficar claro que a depressão é uma doença insidiosa, que além dos sofrimentos que causa, pode levar até ao suicídio, se não for tratada adequadamente.

Mariana Leonel Dercole.
Psicóloga Clínica e Hospitalar.
Aprimoranda em Psicologia Hospitalar pelo Hospital Beneficência Portuguesa de Bauru.
Psicologia aplicada a Cardiologia pelo Incor (Hospital das clínicas da Universidade de São Paulo).

Nenhum comentário: